Não Consigo Cumprir o Planejamento de Estudos

 

nao-consigo-cumprir-planejamento-estudos

NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA

Algumas pessoas estão decididas a fazer dar certo até dar certo, elaborar um planejamento de estudos, ocupam todo o dia aproveitando cada minutinho, mas na hora da execução a coisa não funciona do jeito como foi planejado.

E não é por falta de disposição ou disciplina, eles estão verdadeiramente motivados e focados em cumprir todas as ações planejadas, mas o rendimento nos estudos não estão indo da forma como deveria.

Há algumas ações, comportamentos pequenos que geram resultados grandes para o cumprimento do planejamento de estudos, que se colocadas em prática, vão permitir uma evolução contínua na sua capacidade de realização e na eficiência nos seus estudos.

ANSIEDADE: O CUPIM DA DISPOSIÇÃO

Como você se sente quando não consegue cumprir o seu planejamento e fazer tudo o que deveria?

  1.           Tranquilo. Estou feliz pelo que fiz hoje. Amanhã eu melhoro;
  2.           Chateado(a);
  3.           Frustração;
  4.           Muita raiva e vontade de ficar 1h ajoelhado no milho, como forma de penitência;
  5.           Desmotivação: desse jeito não vai dar certo!
  6.           “Eu não mereço o meu sucesso”, culpa.

Para algumas pessoas a resposta “A” é algo praticamente impossível e, acredite, esse é o caminho para o sucesso. Se você conseguir fazer o seu melhor, um dia de cada vez, valorizando as suas ações e resultados presentes, encontrando a alegria de viver e de se melhorar continuamente, a sua capacidade de realização crescerá rapidamente.

A ansiedade gerada pela cobrança interna, comparação com terceiros, culpa, medo, autopunição e autossabotagem só pioram as coisas e essa, geralmente, é a primeira reação diante do “insucesso” no cumprimento do planejamento.

Artigo bacana e bem objetivo sobre ANSIEDADE da Coach Natália Lima.

“ASSIM NÃO VAI DAR CERTO”

Você estabeleceu uma meta, um tanto de coisas para fazer, de matérias para estudar em um tempo definido. Olhando para o que consegue fazer percebe que, nessa velocidade, não vai dá para estudar tudo o que é necessário e esgotar o edital até a data da prova.

Ao se deparar com essa situação, a reação automática são pensamentos e sentimentos que desencadeiam a ansiedade. A energia que deveria ser usada para melhorar o rendimento nos estudos é desperdiçada por essa ansiedade. Quanto mais ansioso ficamos, menos produzimos e quanto menos produzimos, mais ansiosos ficamos.

MAS EU TENHO POUCO TEMPO

Algumas pessoas trabalham o dia todo e quando chegam em casa têm o desafio de encarar uma maratona de estudos.

Como eles têm muito pouco tempo, cada minuto conta e muito.

Dessa forma, o dia todo precisa ser muito bem organizado. Qualquer minuto que poder ser aproveitado, tá valendo! Você pode encontrar tempo livre no trânsito ou até mesmo no intervalo do almoço. Vejo muita gente desperdiçar os poucos minutos do dia achando que porque é pouco tempo, não vai fazer diferença na sua preparação.

A cada 30min extras que você consegue aproveitar ao longo do dia, no final do mês isso resulta em 10h a mais de

A eficiência nos estudos precisa ser aprimorada continuamente.

A utilização de técnicas de aprendizagem como a leitura dinâmica, memorização e mapas mentais é uma grande vantagem para fazer com que o rendimento nos estudos seja muito mais eficiente.

Algumas pessoas têm pré-conceito com esse tipo de técnicas e por muitas vezes recebo depoimentos de quem nunca tentou praticar as técnicas, mas acham que elas não valem a pena.

Há aqueles que tentam uma vez e desistem. Cadê a persistência?

Tudo de valor na vida não se aprende do dia para a noite.

Há os que até persistem, mas sem orientação adequada, com grandes chances de dar errado. É como elaborar uma dieta ou fazer os treinos na academia sem qualquer orientação. Quem entendem um mínimo desses dois assuntos sabe da gravidade e das consequências da falta de orientação.

Depois de mais de 19 anos praticando essas técnicas diariamente, percebo a grande diferença nos resultados obtidos e em muito pouco tempo. Há mais de 17 ano eu as ensino e acompanho as suas aplicações práticas e não me recordo de ter tido contato com um único aluno sequer que tenha praticado as técnicas de aprendizagem, persistido na sua utilização e seguido as nossas orientações, que não tenha apresentado uma grande diferença nos resultados obtidos no rendimento dos estudos. Eficiência e velocidade. Esses são dois grandes benefícios que trazem muito mais compreensão durante a leitura, concentração para manter o foco, agilidade ao ler e uma memória excelente tanto para aprender como para lembrar da matéria estudada.

Pague o preço, persista, vai valer muito a pena!

“MAS EU NÃO ESTOU BATENDO A META”

Vejo muitos planejamentos mal elaborados, com uma má distribuição da matéria e até com uma carga horário de estudos inviável.

Se você olhar para o seu planejamento de estudos e pensar “se me matar, eu consigo cumprir isso ai”, há grandes chances de você não conseguir cumprir esse planejamento.

A sua “meta” não é a quantidade de horas do seu planejamento. A quantidade de horas planejadas servem apenas como um parâmetro para equilibrar a distribuição da quantidade de horas disponíveis para cada matéria. Por incrível que pareça, o planejamento não deve ser a sua meta!

É como chegar na academia com uma meta definida para levantar peso. A sua meta deve ser sempre “o seu melhor”.

Paciência e persistência

Você precisa encontrar a alegria de fazer o que é possível hoje para conseguir realizar o impossível amanhã.

Vale dar uma olhada no artigo COMO BATER A META.

“DORMIR É PARA OS FRACOS!”

Vamos aos prejuízos catastróficos e desastrosos que um sono de baixa qualidade ou quantidade pode trazer:

  1. Acordar com uma baixa concentração e uma baixa capacidade de aprender e lembrar;
  2. Esquecer-se de parte do conteúdo estudado. É durante o sono que há a transcrição dos conhecimentos adquiridos de uma zona cerebral de curto prazo para outra zona de longo prazo. Sacrificar o sono é jogar horas de estudo fora;
  3. Perda de neurônios.

Algumas pessoas fazem uso de estimulantes como a cafeína e o guaraná em pó para espantar o sono. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de prática, conversar com um nutricionista sobre a dose adequada para você e os horários definidos para que eles sejam ingeridos.

É preciso ter horários bem definidos não apenas para acordar, mas principalmente para dormir. Se você ficar mexendo no celular quanto está na cama, talvez o sono demore a aparecer e esse tempo de descanso pode fazer falta no dia seguinte.

Dá uma olhada no artigo É DORMINDO QUE SE APRENDE.

SUPERANDO O CANSAÇO

Ansiedade

Quanto mais ansiedade temos ao longo do dia, mais desgaste físico e mental teremos.

Viver uma vida leve, lidando com o estresse, as preocupações, com pensamentos e sentimentos que gerariam ansiedade, faz toda a diferença para se ter um desempenho melhor ao longo do dia e chegar ao final dele com mais energia.

A própria ansiedade é um fator que pode prejudicar bastante a qualidade do sono.

Uma hora de ansiedade cansa mais que uma hora de trabalho e estudos.

Alimentação

Ter uma alimentação adequada para VOCÊ (não inventa de pegar dieta do Google, procure um nutricionista) vai proporcionar uma maior disposição física e mental. Muita gente negligencia a sua dieta, comendo em horários, alimentos e quantidades sem qualquer controle. Você pode até achar que é frescura, mas depois que cumprir uma dieta elaborada com alimentos saudáveis e que você goste dela, vai sentir muito mais energia desde a hora que acordar até o horário de dormir.

Cuidado: uma dieta mal elaborada e muito restritiva pode até aumentar a sua ansiedade. Procure um profissional da nutrição COMPETENTE, peça indicações, e negocie uma dieta com alimentos que você goste. Certamente você não vai comer tudo o que gosta, mas não vai comer nada do que não gosta.

Exercícios físicos

Sei que pode parecer impossível inserir algum tempo com exercícios físicos no seu dia que já falta tempo para fazer o que você considera como básico, mas… se você dedicar de dois a três dias na semana para fazer uma caminhada de 20min, já vai ser bem melhor que viver uma vida sedentária.

O melhor a fazer é pegar orientações sobre exercícios físicos com um educador físico para atividades de pouca frequência e duração curta.

Já está mais que cientificamente comprovado que exercícios físicos podem regenerar neurônios, favorecem a memória, melhoram a concentração e reduzem a necessidade excessiva de sono.

 

MAS EU NÃO TENHO DINHEIRO PARA CONTRATAR UM PROCESSO DE COACHING

Falando francamente (não é conversa de vendedor), um processo de Coaching individual e personalizado resolveria todos os aspectos que atrapalham a excelência no cumprimento de um planejamento de estudos, personalizado e ainda agregaria várias ferramentas para se desenvolver um controle da ansiedade, gerenciamento do tempo, melhorar a eficiência do rendimento dos estudos (velocidade, concentração e memória) e manter a disciplina top das galáxias.

Mas, algumas pessoas relatam que não podem fazer tal investimento e cada um sabe das suas possibilidades.

Os nossos processo de Coaching, todos com 60 dias de acompanhamento diário, variam de R$ 500,00 e R$ 5.500,00 e podem ser divididos em doze parcelas sem juros. Pagando parcelas mensais de apenas R$ 41,67 você pode participar de um dos nossos processos de Coaching. Dá um valor diário de R$ 1,39 (um real e trinte a nove centavos) por dia.

Você pode dar uma olhada no menu Coaching + Personalizado.

ALTERNATIVAS

Nós criamos cursos em vídeo com ferramentas de Coaching para proporcionar formas economicamente mais viáveis de se ter contato com as nossas estratégias, métodos e técnicas.

São os cursos Personal Training:

Todos os cursos, além das aulas em vídeo, acompanham um serviço de tira dúvidas ilimitado via e-mail e a participação de webinários ao vivo também sem limite de tempo.

São soluções muito práticas com aulas diárias muito breves e objetivas com um arsenal de  soluções para cada aspecto do tema do curso.

Clicando nos termos grifados acima, você pode ter acesso às aulas gratuitas de cada curso.

RESUMO DA ÓPERA

  1.    Controle a ansiedade: paciência e persistênca;
  2.    Relaxa que a luz te acha: valorize o que você consegue fazer, sem estresse, para poder fazer ainda mais a cada dia;
  3.    Organize-se;
  4.    Melhore a eficiência nos estudos;
  5.    Enquanto você busca o seu melhor, cuide do principal: você.

Última dica de artigo: TRABALHAR VS ESTUDAR.

#TamoJunto

Espero de coração ter ajudado com as nossas dicas aqui descritas e coloco-me à disposição para tirar qualquer dúvida.

Por favor, sempre nos envie e-mails com as suas dificuldades, dúvidas e sugestões de temas para os próximos artigos e vídeos do nosso canal do Youtube.

Um abraço do amigo,
Coach Felipe Lima.

Comentários

  1. Filipe Lobo Lima disse:

    Boa noite filipe. Estava procurando no you tube videos sobre ” quando tudo na vida da errado” dai me deparei com um video seu, sobre como era a sua vida e como voce tentou suicídio. Confesso que ando questionando muito a existência de deus, pois nada de minha vida anda dando certo. Me encontro com 31 anos de idade, meu sonho é ser agente da regulacao no Antt, mas sei que e meio improvavel que haja um concurso desses este ano. Parei de estudar a tres meses, fiz a pouco tempo um planejamento pra outro concurso. Sempre que comeco a estudar, comeco a me cobrar,e ficar agitado e com medo do fracasso, dai perco o sono durante varios dias da semana e no final de semana me encontro emocionalmente desgastado, e dai o desanimo e o sentimento de auto-punição. Quero muito mudar isso ter uma constância nos estudos e atingir meus objetivos.Estou desempregado e quero muito acreditar que este investimento venha valer a pena. gostaria de umas dicas de como posso combater de forma eficaz minha ansiedade e de como funciona o coaching no meu caso.grande abraço

    1. sougenius disse:

      Oi, Filipe! Vamos lhe ajudar, parceiro! Você conhece o http://geniusclub.com.br/? São mais de mil aulas por apenas R$4970 mensais. #IssoVaiMudarSuaVida! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição, nosso email é suporte@sougenius.com.br. Um abraço!

    2. sougenius disse:

      Oi, Filipe! Tudo bem contigo?

      Será um prazer lhe auxiliar, irmão!
      Por gentileza, envie um email para suporte@sougenius.com.br e vamos lhe explicar todos os detalhes sobre nossos processos de coaching.

      Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>