Árvores da Noruega

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Parlamento da Noruega estabeleceu uma meta para o país que o mundo inteiro deveria copiar: acabar de uma vez por todas com o desmatamento em todo o território nacional.

O governo proibiu o corte de árvores e aboliu a compra e a produção de matérias-primas que contribuam para destruição de florestas no mundo. Além disso, o Parlamento garantiu que vai encontrar uma maneira de fornecer à população produtos como carne, soja, madeira e óleo de palma sem causar impactos no meio ambiente.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), esses quatro produtos são responsáveis por quase metade do desmatamento das florestas tropicais do planeta. A Noruega é o primeiro país a cumprir a promessa feita junto à Alemanha e à Grã-Bretanha de promover esforços reais contra cadeias de produção que gerem corte de árvores, assinada na Cúpula do Clima da ONU, em 2014.

Mas, se engana quem acha que essa é a primeira vez que o país nórdico toma uma atitude pioneira em favor do meio ambiente. De acordo com a rede CNN, em 2008, a Noruega deu ao Brasil 1 bilhão de dólares (mais de 3 bilhões de reais) para ajudar a combater o desmatamento na Amazônia. O país também pretende acabar com as vendas de carros movidos à gasolina até 2025.

Matéria original aqui.